Paginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley)




Quando você para pra ver que Piratas do Vale do Silicio se trata da história da ascenção de 
Steve Jobs e Bill Gates, logo se pensa "putz, deve ser mais um daqueles documentários chatos com depoimentos e um monte de bla bla bla".
Nesse caso não é bem assim o filme, apesar de ser uma produção para a Tv, o diretor consegue tratar com clareza boa parte da história desses dois gênios da informática.

O filme se ambienta nos anos 80, onde nem Steve Jobs e toda a sua filosfia zen e nem Bill Gates com sua obsessão por criar um sistema operacional decente são as figuras que hoje em dia conhecemos.

As duas personalidades se encontram quando a Apple (companhia que Jobs inicia ao lado de Steve Wozniak) ganha patrocínio para a construção de seus computadores – também conhecidos como Macintosh – e os apresenta com sucesso em uma feira de informática. 
Com um sucesso brutal a Apple se transforma, da noite pro dia, de uma empresa de garagem para uma das grandes potências, enquanto a Microsoft de Gates luta para ter sucesso produzindo sistemas operacionais para os computadores da IBM. 
Quando Gates tem conhecimento do sucesso de Jobs, começa a guerra entre as duas empresas pelo controle do mercado dos computadores.
                                                                                       
(Steve Jobs e Bill Gates)
Desonestidades a parte, Jobs notou que o sistema operacional apresentado para a Xerox poderia revolucionar a informática com a introdução do mouse e do sistema com janelas e menus selecionáveis e então tratou de "pegá-los emprestado" para a Apple, surgindo assim uma nova versão do Macintosh.
Enquanto Gates, por outro lado, que na época havia se infiltrado na Apple, viu o sistema operacional do Mac e simplesmente roubou a idéia de Jobs, lançando pela Microsoft o mesmo sistema antes que a Apple pudesse terminar seu projeto.

Apesar de toda a caricatura ao redor dos personagens eles servem bem como centro da história, personificando a imagem das duas empresas.O filme trata principalmente dessa "guerra" gerada em torno dos dois pelo domínio do mundo dos computadores, tendo como foco, mostrar o que aconteceu no mercado em geral com a competição entre as duas empresas.

Apesar de tentar mostrar muita informação em pouco tempo, Piratas do Vale do Silicio retrata muito bem como é a disputa (às vezes desonesta) pela liderança do mercado, sendo sempre interessante ver que até milionários como Jobs e Gates também passaram por períodos bem difíceis para chegar ao topo.




Postado por: Adriana Pereira, Diego Bezzi, Juliana Bizerra, Mayara Teixeira, Luana Miranda, Mayara Teixeira, Nathalia Faria, Roberto Matheus e Victória Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário